O Crescimento na Graça e no Conhecimento

Texto Bíblico: 2Pe 3.14-18 [1] [2]

14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,

15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;

18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

O Apóstolo Pedro dedica estes versículos finais de sua Segunda Epístola para exortar à igreja e expor as suas preocupações pastorais quanto aos crentes que estão ansiosos com relação a morarem na eternidade com o Deus da Justiça. Por isso Pedro os exorta a praticarem a justiça já neste mundo. Passemos a analisar as valiosas exortações de Pedro versículo a versículo:

14 “sem mácula e irrepreensíveis” conforme o ensino do Apóstolo João que diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.7-9). Quanto a isso não há o que explicar porque o Apóstolo João foi bem claro e essas instruções estão vivas e atuais até o dia de hoje.

15 e 16  “…Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada […] há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.”

O conteúdo dos escritos de Paulo tinham, em algumas partes, assuntos de difícil compreensão. Logo, era possível que vários assuntos fossem arrancados do contexto e interpretados erroneamente, servindo para que hereges justificassem seu ponto de vista. Tal “distorção” de frases de Paulo poderia confundir e seduzir os ignorantes e impacientes. Entretanto isso não se deve apenas a Paulo e à dificuldade de entendê-lo. Por isso Pedro acrescenta que também se pode abusar das demais passagens da Escritura.

Exemplos práticos em nossos dias são alguns dos programas de televisão que deturpam a Palavra de Deus colocando a prosperidade como assunto mais importante que a salvação.

17 “não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza”.

A Palavra de Deus, da forma que deve ser entendida, não serve para algumas pessoas insubordinadas e sem santidade, que têm certo entendimento bíblico, mas querem que a Bíblia justifique as suas pretensões egoístas e hereges.

18 “ crescei na graça e no conhecimento”  Crescer acontece às escondidas, calma e constantemente. Não se trata de esforços precipitados: Jesus mostrou concretamente o crescimento silencioso na parábola da semente em Mc 4.26-29, que relata como a semente germina e a planta cresce sem que o agricultor entenda como todo o processo acontece. Quanto, pois, significam para uma igreja, os homens e as mulheres que crescem silenciosamente e amadurecem sem grande alarde! São eles que também estão imunes a heresias, porque não permaneceram parados, mas cresceram, e precisamente na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Na frase final do versículo “A ele seja a glória”, ao dar glórias a Cristo, Pedro indica que Jesus é divino e digno de louvor tanto no presente, como na eternidade.

Que Deus no abençoe.


[1] KISTEMAKER, Simon. Epístolas de Pedro e Judas: Comentários do Novo Testamento. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, p. 457-467.

[2] GREEN, Michael. II Pedro e Judas: Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão; Vida Nova. 1983, p. 136-146.

Tags:

Francisco Erdos
Francisco Erdos

Doutor em Teologia pela PUC-PR. Mestre em Teologia pela PUC-PR. Pós-graduado em Teologia Bíblica pela PUC-PR. Graduado em Teologia (integralização de créditos) pelo Centro de Ensino Superior de Maringá CESUMAR. Graduado em Teologia pelo Instituto e Seminário Bíblico de Londrina ISBL. Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil. Casado com Ivanilza Erdos e têm dois filhos: Natan Henrique e Lucas Vinícius. Ver +Currículo

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Teologia Plus
Logo
Shopping cart